DIRETORIA

Sueli Gandolfi Dallari

Diretoria Geral


É professora titular da USP e advogada, com mestrado, doutorado e livre-docência em saúde pública pela USP e pós-doutorado em direito médico pela Université de Paris 13 (França) e em saúde pública pela Columbia University (EUA). Sueli participou da fundação do NAP-DISA/USP e do Cepedisa. (Lattes)

Rachelle Amália Agostini Balbinot

Vice-diretora


É advogada, com mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Integração da América Latina pela USP e pós-doutorado em saúde coletiva pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado em saúde pública pela USP. (Lattes)

Celso Fernandes Campilongo

Diretor Secretário


É professor titular da USP e professor doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com mestrado e doutorado em Direito pela USP e livre-docência pela PUC-SP. (Lattes)

Fabíola Zioni

Primeira-Tesoureira


É professora livre-docente da Universidade de São Paulo, graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, possui títulos de mestre e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Département de Sociologie da Université Victor Segalen, Bordeaux2, França Tem experiência na área de Saúde Pública com ênfase em Sociologia da Saúde, trabalhando com os seguintes temas: participação política e políticas públicas, determinantes sociais da saúde, exclusão social, métodos de pesquisa social em saúde. Foi presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FSP-USP de 2006 a 2010. Atualmente coordena projeto de extensão no Vale do Ribeira, em parceria com a Fundação Abrinq. (Lattes)

MEMBROS DO CONSELHO

Fernando Mussa Abujamra Aith

Presidente do Conselho


É professor associado do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e professor visitante da Université Paris 5 (Descartes, França), com mestrado em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, mestrado em direito médico e da saúde pela Université Paris 8 (França), doutorado em saúde pública pela USP, pós-doutorado pela Faculdade de Direito da Université Paris 2 (França) e livre-docência em Teoria Geral do Estado pela USP. (Lattes)

Dalmo Dallari


Concluiu a graduação pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1957. Foi Diretor da Faculdade de Direito da USP entre 1986 e 1990. Professor Emérito da Faculdade de Direito da USP. Publicou livros, artigos em periódicos especializados, artigos em jornais, capítulos de livros e trabalhos em eventos. Possui palestras e conferências no Brasil e exterior. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da Produção Científica são: Direitos Humanos, Constituição, Teoria do Estado, Cidadania, Poder Judiciário, Estado de Direito, Autodeterminação, Democracia e Direito Constitucional. (Lattes)

Daisy Gogliano


Professora Associada ( aposentada) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo . Professora senior nos cursos de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito - Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é procuradora da pmsp - aposentada da Prefeitura Municipal de São Paulo e professora doutora da Universidade de São Paulo .Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade civil, direito civil, código civil (2002), direitos da personalidade, obrigações ,contratos , bioética responsabilidade médica. (Lattes)

Deisy Ventura


É professora de Direito Internacional na USP, com mestrado em direito comunitário e europeu e doutorado em Direito Internacional pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne, França). (Lattes)

Eliseu Alves Waldman


É professor do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, sendo Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia. Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro da Comissão de Monitoramento e avaliação do conjunto de ações que compõem o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2006 - ), Membro Comitê Estadual de Referência em Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (2012 - ), Membro do Comitê Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite para a Região das Américas da Organização Pan Americana da Saúde (2015 -). (Lattes)

Fernando Lefévre


É Professor Sênior da Faculdade de Saúde Pública da USP. Tem graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Semiótica pela Universidade de Paris - Sorbonne (1974) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor titular aposentado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação social em saúde, promoção de saúde, discurso do sujeito coletivo, pesquisa qualitativa, representação social da saúde e da doença e metodologia qualitativa.É criador, junto com Ana Maria Cavalcanti Lefevre, do método do Discurso do Sujeito Coletivo e Bolsista de de produtividade do CNPQ até fevereiro de 2016.Membro do GT de Comunicação Social da Abrasco. Atualmente é diretor do Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo Até 2016. (Lattes)

Gilberto Bercovici


Professor Titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário). Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1996), é Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2001) e Livre-Docente em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (2003). A ênfase da sua produção está voltada para as áreas de Direito Econômico, Economia Política, Teoria do Estado, História do Direito Público e Teoria da Constituição, desenvolvendo pesquisas em torno dos temas de Estado e Subdesenvolvimento, Desenvolvimento Econômico, Papel do Estado na Economia, Política Econômica e Soberania. (Lattes)

Glavur Rogério Matté


Possui graduação em Farmacia-Bioquimica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1982), mestrado em Farmácia (Análises Clínicas) pela Universidade de São Paulo (1987), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1993), Pós Doutorado pelo Instituto de Biotecnologia da Universidade de Maryland - EUA (1996-1998). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Credenciado no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, na área de concentração de Serviços de Saúde Pública. Orienta em temas relacionados a área de Vigîlância em saúde, com ênfase em Vigilância Sanitária. (Lattes)

Marco Aurélio Antas Torronteguy


Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na Área de Concentração de Direitos Humanos. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2003) - e Mestre em Integração Latino-Americana, pela UFSM (2006). Tem experiência nas áreas de Direito e Relações Internacionais, com ênfase em Direito à Saúde (Direito Sanitário), Direitos Humanos e Direito Regulatório. Atua principalmente nos seguintes temas: direito sanitário, cooperação internacional, direito internacional. É Vice-Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo), desde a sua criação em 2010. Foi um dos fundadores e primeiro Secretário da Rede Iberoamericana de Direito Sanitário (Red Iberoamericana de Derecho Sanitario) e associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). (Lattes)

Marília de Queiroz Telles


Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo(1972), especialização em Administração em Serviços de Saúde Projeto PROHASA pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo(1985), especialização em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo(1989) e mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo(1997). Atualmente é fonoaudiólogo da Hospital do Servidor Público Estadual e professor assistente da Universidade de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas:doença ocupacional, disfonia, sintomas vocais, professor. (Lattes)

Sebastião de Barros Tojal


Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Agências Reguladoras, Direito à Saúde, Direito Administrativo, Constituição e Direito Constitucional. (Lattes)

PESQUISADORES

Clémentine Lequillerier


É professora na Université Paris 5 (Descartes, França)

Stéphane Brissy


É professor na Université Paris 5 (Descartes, França)

Sandra Regina Martini


É professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) (Lattes)

Yasmin Lilla Veronica Bujdoso


É doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Lattes)

Lucia Dias da Silva Guerra


É doutoranda pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Lattes)

Matheus Zuliane Falcão


É mestrando pela Faculdade de Direito da USP (Lattes)

Renata Rothbarth Silva


É mestranda pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Lattes)

Caroline de Araújo Rodas


É aprimoranda pelo Programa de Aprimoramento Profissional em Direito Sanitário e Advocacia em Saúde. (Lattes)

Fernanda Mascarenhas de Souza


É aprimoranda pelo Programa de Aprimoramento Profissional em Direito Sanitário e Advocacia em Saúde. (Lattes)

Nathália Fernandes de Carvalho


É aprimoranda pelo Programa de Aprimoramento Profissional em Direito Sanitário e Advocacia em Saúde. (Lattes)

SECRETARIA

Silmara Duarte